Nuconta: Vantagens e desvantagens do banco digital do Nubank

O que é a Nuconta?

A NuConta é a nova conta digital do Nubank, banco digital brasileiro que está ganhando muita popularidade. A NuConta não se trata de uma conta corrente, mas sim de uma conta de pagamentos, embora na prática sejam semelhantes. Ela oferece alguns serviços que se equiparam aos das contas correntes, como transferências.

A grande diferença entre a NuConta e as demais contas correntes é que, além de não serem cobradas tarifas, a NuConta faz seu dinheiro render. Como o Nubank consegue fazer isso? O dinheiro que está na conta não fica ali, parado.

O Nubank aplica o montante em títulos públicos, o que é muito mais lucrativo do que colocar o dinheiro numa conta poupança ou simplesmente deixá-lo parado. Assim, todo dinheiro que entra na NuConta já está rendendo automaticamente todos os dias úteis à 100% do CDI.

A única questão que o Nubank por enquanto não explicou claramente é como os rendimentos retornam à conta, nem com que frequência esses rendimentos caem. Eles também não deixam claro em que tipo de título público estão investindo.

Vantagens da Nuconta

  • Sem tarifas: uma das grandes vantagens da NuConta é a isenção de tarifas, o que significa que não há cobrança de taxas para a abertura e manutenção da conta e nem para a transferência de dinheiro para outras contas.
  • Pagamento de contas: com a NuConta, é possível pagar contas de água, luz, telefone e até boletos das compras online. Para quem tem o cartão Nubank, também há a possibilidade de pagar a fatura de crédito diretamente na conta. Assim que o pagamento da fatura for efetuado, o limite de crédito volta automaticamente.
  • Rentabilidade: a NuConta permite aplicar o dinheiro de uma forma bem prática. Muitas pessoas até pensam em investir e aplicar o seu dinheiro, mas como acham muito complicado, acabam desistindo. Com essa nova conta, a aplicação do dinheiro se dá de uma forma bem fácil e automática. Ao depositar uma quantia na sua NuConta, o dinheiro que está lá começa a render automaticamente todos os dias úteis à 100% do CDI, um índice econômico que acompanha a Taxa Selic e supera o rendimento da poupança.
  • Sem consulta de crédito: outra vantagem é que a NuConta não passa por uma avaliação de crédito, o que possibilita todos a ter uma conta, mesmo aqueles com nome registrado em serviços como SPC e Serasa. O objetivo declarado do Nubank é que 100% da população brasileira possa abrir a conta.
  • Portabilidade do salário: agora é possível fazer a portabilidade do seu salário para a NuConta, direto pelo app.

Desvantagens

  • A NuConta é segura?: Como o Nubank é uma Fintech, e trata-se de uma conta depósito, não existe a garantia do Fundo Garantidor de Créditos – FGC. Com isso, se por ventura um dia o Nubank falir, somente após uma eventual liquidação extrajudicial, a Justiça irá decidir qual a forma de recuperar os valores investidos.
  • Não funciona na função débito: isso até que não é um grande problema, pois basta utilizar sempre o seu cartão de crédito Nubank e pagar antecipadamente a sua fatura. Com isso, funciona como um débito, mas é na função crédito que você vai utilizar diariamente.
  •  Você não pode sacar dinheiro: esse é um dos principais motivos de você não poder ter somente uma NuConta. É necessário ter uma conta auxiliar, a não ser que jamais você utilize dinheiro físico. Contudo, dá para sacar dinheiro com o Nubank, mas ele é limitado a 5% do limite. Além disso, você precisa pagar taxas, como IOF de 0,38% mais juros diários até chegar a 3% do montante.

Conclusão

Como tudo na vida o Nuconta possui vantagens e desvantagens, agora é com você decidir se isso será eficaz ou não para você.

→ Cartão de crédito sem anuidade? Confira todos do Brasil

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.