Empréstimo online: Como e onde fazer

Ter que se deslocar de casa para enfrentar uma fila imensa de banco apenas para solicitar um empréstimo é coisa do passado. Você pode fazer o pedido de crédito no conforto de sua casa, sem precisar perder o seu tempo em fila de bancos ou financeiras através da internet.

Isso mesmo, tudo que você precisa é de um computador e acesso à internet para fazer um empréstimo online. Basta acessar o site do seu Banco ou Financeira. Como mencionado anteriormente, esse tipo de empréstimo é feito totalmente através da internet.

Empréstimo online: Como e onde fazer

Por isso, o primeiro passo é entrar no site do banco e/ou financeira de sua preferência através do seu navegador de internet. Nós recomendamos a Simplic, a qual o processo é feito totalmente online, de forma simples e sem burocracia.

1. Faça a simulação de um empréstimo

As financeiras e bancos disponibilizam simulação de empréstimo para você saber de antemão o valor das parcelas de pagamento do seu empréstimo. Verifique se o valor do empréstimo que você deseja está disponível e a quantia de cada parcela de acordo com sua escolha.

2. Escolha o empréstimo com maior custo-benefício:

Esse passo não poderia faltar aqui. Se você está passando por uma má situação financeira, você deve agir com cautela e sem impulsividade. Não escolha o empréstimo do banco ou financeira apenas pela sua rapidez, mas, também, pela o seu custo-benefício a longo prazo.

4. Escolha a forma de pagamento:

Após uma análise de seu orçamento, você deve escolher a data e em quantas parcelas você pretende pagar de volta o empréstimo. Você deve ter em mente o quanto você ganha por mês, suas despesas necessárias e o que você pode economizar sem afetar negativamente o seu padrão de vida. Planeje antecipamente a sua economia para pagar o empréstimo

5. Envie os documentos para o banco/financeira:

O seu pedido de empréstimo antes de ser liberado é avaliado pelo banco ou financeira. Essa avaliação é feita de acordo com o preenchimento dos requisitos necessários e cada instituição varia em seus requisitos, podendo ser mais ou menos rigorosos. Você deverá se cadastrar no site e enviar os documentos exigidos destacados na tela.

6. Espere a análise de crédito:

Depois de enviado todos os documentos exigidos e assinado o contrato, você passará pela análise de crédito da instutição financeira. A valor do seu empréstimo, a forma de pagamento e os seus documentos serão avaliados pelos os funcionários da instituição antes de ser aprovado o seu empréstimo. Essa fase de análise de crédito pode demorar poucas horas até uma semana dependendo da instituição escolhida.

7. Verifique a sua conta:

Assim que o seu crédito for aprovado, o dinheiro será depositado em sua conta rapidamente para você usar com o que precisa!

Requisitos para fazer empréstimo online

Seja qual for a instituição financeira que você escolha, há determinados requisitos que devem ser cumpridos para que você possa fazer o seu empréstimo online. Geralmente, os bancos são mais exigentes em seus requisitos do que as instituições financeiras, entretanto, por conta do risco, as financeiras têm juros maiores no pagamento.

Os requisitos mais comuns requeridas pelas instituições financeiras para conseguir empréstimo online são:

  • Maioridade civil (maior de 18 anos)
  • Documento de identidade e CPF
  • Comprovante de Residência
  • Comprovante de renda
  • Conta Bancária

Como ter um empréstimo online aprovado

Dependendo da modalidade de empréstimo que você solicitar, a burocracia e rigidez de seu perfil de crédito vai ser maior ou menor. O empréstimo pessoal, por exemplo, é um tipo de empréstimo com menor burocracia, que não requer uma garantia do cliente e nem uma finalidade específica para o dinheiro. Enquanto outros tipos de empréstimo, como financiamento de imóvel, é necessário diversos documentos antes de ser liberado.

Entretanto, há como aumentar as chances de ter o seu empréstimo aprovado quando você presta atenção nos seguintes aspectos:

  • Evitar sujar o nome: Ser negativado é uma das maiores causas de rejeição nas solicitações de empréstimo online. Poucas instituições financeiras vão emprestar dinheiro para uma pessoa que tem o nome sujo, e quando essas abrem uma exceção, as taxas de juros são altíssimas por conta do risco de prejuízo.
  • Regularizar a situação com o SPC/Serasa: Se você já estiver incluído no cadastro de inadimplentes, você deve procurar o seu credor, fazer um acordo, e quitar a dívida. Após realizar o pagamento, você tem direito de ter o seu nome limpo, e retirado dos cadastros de restrição ao crédito.
  • Trabalho com carteira assinada: Quando um cliente faz a solicitação de determinado valor de empréstimo, é importante para o credor verificar se essa pessoa terá capacidade de honrar o compromisso do contrato. Ou seja, o credor analisa a capacidade de pagamento do indivíduo. Pessoas que tem um trabalho fixo tem maior facilidade em comprovar a sua renda e demonstrar segurança no pagamento futuro das faturas.
  • Juntar todos os documentos com antecedência: O refinanciamento de imóvel, por exemplo, é um empréstimo que pode garantir até 70% do valor de um imóvel. Esse empréstimo depende de uma garantia de imóvel pelo devedor, em caso que ele não cumpra as suas obrigações. Por se tratar de um empréstimo de grande montante, vai ser necessário levar diversas documentações, como a matrícula do imóvel. Pesquise e junte todos os documentos do empréstimo desejado antes mesmo de ir a instituição financeira.

Análise de crédito do empréstimo online

Fazer um empréstimo online é rápido e fácil, mas, ainda sim, é feita uma análise de crédito pela instituição financeira antes de ser aprovado o crédito. Basicamente, a análise de crédito é uma verificação da instituição financeira dos riscos de emprestar dinheiro para você e, consequentemente, receber o dinheiro de volta.

Após você fazer o pedido de empréstimo, a instituição financeira vai analisar todas as suas informações para checar se você se enquadra no perfil e se terá condições de fazer o pagamento do empréstimo no futuro. Afinal, a instituição também procura por segurança quando empresta dinheiro para manter os seus negócios.

Durante a avaliação de crédito, a entidade financeira avalia as seguintes características:

  • É verificado a autenticidade dos dados pessoas cadastrados, como nome, RG, CPF, entre outros
  • É verificado se o seu nome está incluindo em registros negativos como SPC, Serasa, entre outros (embora, algumas instituições aprovem empréstimo online para negativados)
  • É analisado a sua capacidade de fazer o pagamento no futuro através do seu comprovante de renda mensal e a forma de pagamento escolhida
  • É também averiguado se o seu perfil de cliente se enquadra com o formulado pela instituição financeira de acordo com todas as informações concedidas em seu pedido de empréstimo e das coletadas em outras instituições

Vantagens de empréstimo online

  • Comodidade
  • Rapidez
  • Compare diversos tipos de empréstimo
  • Condições de pagamento personalizadas
  • Boa alternativa para dinheiro urgente

Desvantagem de empréstimo online

  • Taxa de juros um pouco mais altas
  • Endividamento quando mal planejado

Cuidados ao fazer empréstimo online

Infelizmente, assim como no mundo real, há pessoas que tentam ter vantagem sobre outras através de práticas criminosas. Algumas pessoas por inexperiência e impulsividade acabam caindo em golpes de empréstimo online. Essa experiência pode ser 100% evitada se o consumidor tomar certas precauções antes de contratar um empréstimo online.

Listamos alguns aspectos que você deve redobrar a sua atenção antes de contratar um empréstimo online:

  • Redobre os cuidados se a oferta for muito vantajosa
  • Não deposite qualquer valor anteriormente ao empréstimo
  • Verificar no Banco Central sobre a existência da empresa
  • Informe-se no reclame aqui e procon sobre a situação da empresa com os consumidores
  • Analise cuidadosamente o seu orçamento financeiro
  • Tire um print e imprima as condições estabelecidas

Onde fazer o empréstimo online

1- Geru

Lançada em 2015, a GERU é a primeira plataforma de empréstimo 100% online do Brasil. Com tecnologia de ponta e uma metodologia própria de avaliação, oferecemos uma solução simples, rápida e econômica, que prioriza a experiência de nossos clientes e permite que cada vez mais pessoas possam fazer um empréstimo com segurança, mais conveniência e menos burocracia.

2- Lendico

A Lendico nasceu com o propósito de oferecer solução adequada para quem busca empréstimo pessoal com taxas de juros justas.

3- Serasa E-comerce

Dinheiro rápido para usar como quiser: seja para viajar nas férias, quitar dívidas ou terminar a reforma da casa. Na serasa você encontra e compara várias ofertas com diferentes condições de pagamento e taxa de juros.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.