Empréstimo no cartão de crédito: uma boa ideia ou mais uma armadilha financeira?

Empréstimo no cartão de crédito é uma boa ideia ou mais uma armadilha financeira? Nesse artigo vamos conversar sobre o assunto e falar sobre vantagens e desvantagens do “empréstimo no cartão de crédito”.

Empréstimo no cartão de crédito

O empréstimo no cartão de crédito é uma modalidade de empréstimo quem vem se tornando cada vez mais desejada por pessoas com problemas financeiros. Isso porque ele transforma um crédito que você já tem com o cartão em dinheiro.

Como o cartão de crédito é, geralmente, uma forma com a qual as pessoas acabam se endividando, usá-lo como ferramentas para recuperar o controle da sua dívida é uma excelente forma de resolver a sua vida financeira.

Se você está pensando em pegar um empréstimo no cartão, mas está indeciso, conheça os prós e contras neste artigo, além de apontar algumas possibilidades bem interessantes sobre o produto.

Quais as vantagens do empréstimo pelo cartão de crédito?

É importante entender que esse tipo de empréstimo tem taxas menores ao consumidor porque ele basicamente usa o limite do cartão de crédito como garantia do empréstimo. Basicamente o banco está garantido de que a dívida, no caso de inadimplência, ficará com quem controla o cartão de crédito, com taxas bem maiores a você, do que com quem fez o empréstimo.

Dessa forma, ao fazer essa opção, você está contratando um empréstimo com valores mais interessantes e permitindo a si mesmo mais facilidade para lidar com um contrato fixo, que é muito mais interessante do que, por exemplo, deixar no crédito rotativo do cheque especial, que pode ter suas regras mudadas no meio do caminho.

Leia também: Cartão de crédito sem anuidade? Confira todos do Brasil

Como você pode ver, essa é uma excelente forma de contratar empréstimos.

Quais são os riscos do empréstimo pelo cartão de crédito?

Empréstimo no cartão de crédito

Como nem tudo são flores, é importante entender que existem também riscos e problemas nesse tipo de empréstimo, que envolvem especialmente o momento do atraso de pagamento. Dessa forma, é importante compreender que se você atrasar o pagamento, existirá a cobrança de IOF, além do aumento de taxas, então você deve evitar esse atraso com toda a certeza.

Além disso, é importante também deixar claro que seu limite do cartão será usado, ou seja, você não vai conseguir usar esse limite, que vai sendo liberado apenas quando o empréstimo for sendo pago. Isso dá a você um problema a mais, se você vem usando seu cartão de crédito para fazer alguns tipos de compra específicas.

É necessário sempre estar atento se esse tipo de empréstimo é a melhor solução, mas também é importante ter em mente que manter o limite do cartão de crédito livre enquanto se empresta dinheiro pode gerar uma dívida múltipla.

Outras precauções indispensáveis de serem verificadas

É necessário muito cuidado ao fazer desse tipo de contrato, especialmente por vias não tradicionais. Se você tiver a impressão de que nunca ouviu falar de determinada instituição financeira, faça uma pesquisa antes de oferecer qualquer documentação, pois pode ser um golpe.

Verifique também com cuidado quais são as taxas adicionais oferecidas, ou um bom negócio pode se tornar um pesadelo e finalmente sempre mantenha suas contas em dia, evitando gastos desnecessários.

Não perca! Continue conosco e descubra ainda mais dicas!

Leia também

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.