Como bloquear a função Contactless do seu cartão Nubank

O Contactless é uma função que permite que o usuário não insira o cartão na máquina, restando-lhe apenas aproximar o cartão ao dispositivo compatível para que haja o pagamento.

O que é a função Contactless

A nova tecnologia NFC (Near Field Communication) ou contacless (sem contato) é uma grande revolução na forma de pagamento no Brasil. Essa função de pagamento permite que o usuário compre e venda produtos e/ou serviços apenas aproximando o celular ou dispositivo eletrônico – relógio inteligente, por exemplo – de um leitor móvel de cartão, de uma máquina de cartão ou até mesmo de outro celular.

Essa modalidade de pagamento está ganhando espaço entre micro e pequenos empreendedores, que atuam na venda de produtos e serviços de pequeno valor, e entre clientes sem conta bancária.

Como funciona o NFC

O funcionamento do NFC acontece da seguinte forma: ao aproximar o celular de um leitor compatível ou de outro celular que comporta o NFC, acontece a conexão via radiofrequência.

Para que ocorra a conexão, basta que os aparelhos estejam entre uma distância de 2 e 10 cm, podendo variar, dependendo do alcance dos dispositivos móveis.

Após a conexão, aparecerá na tela do smartphone o valor a ser pago, nesse momento, o cliente deve aprovar ou não o pagamento. Após a aprovação do pagamento, o valor será debitado usando o meio de pagamento móvel cadastrado para a operação.

Tipos de transmissão sem contato

Existem pelo menos quatro tipos de transmissão NFC ou contacless:

  • Passiva: apenas gera o sinal de conexão para outro dispositivo.
  • Ativa: envia e recebe dados, opção mais utilizada para compras em lojas.
  • Leitor e gravador: lê, altera e grava novos dados. Este é o tipo de NFC que permite recarregar o Bilhete Único via smartphone em São Paulo.
  • Peer-to-Peer: onde dois aparelhos comunicam-se entre si, semelhante ao que acontece via Bluetooth, porém com menor gasto de energia e de forma muito mais rápida e simples.

Até que valor não há a necessidade de senha

Devido à função do Contactless, não há necessidade de inserir a senha na maquininha de cartão se a compra não exceder certo valor. Há, também, um limite de transações por dia, mas esse limite não foi divulgado pela equipe NuBank.

  • Valores abaixo de R$50,00 reais não exigem a senha
  • Já os valores acima de R$50,00 reais exigem a senha como de costume, porém, não há necessidade de passar ou inserir o cartão

Como bloquear a função do seu cartão

Para os clientes que não desejam manter a função ativa, basta enviar uma mensagem no chat do NuBank. Por lá, a equipe responsável efetuará o bloqueio.

Trecho de uma mensagem sobre o bloqueio da opção de Contactless retirada da NuCommunity, que é a comunidade de usuários do NuBank:

De qualquer forma, nossa equipe de engenharia trabalhou para possibilitar o bloqueio da funcionalidade para os clientes que não desejam mantê-la ativa.

Caso realmente deseje o bloqueio, por favor, nos confirme por aqui que faremos a solicitação ao nosso time responsável. O prazo para que o procedimento seja concluído é de 3 dias úteis.

Também é importante informar que o bloqueio do Contactless será realizado para todo o seu cartão, incluindo, caso possua, ambas as funções débito e crédito.

Leia também:

5.0
01

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.