O que é, e como usar um cartão de crédito temporário

O que é, e como usar um cartão de crédito temporário. Os cartões virtuais nunca estiveram tão em alta como agora, devido a sua praticidade diversos bancos já aderiram a essa modalidade e estão oferecendo a seus clientes a opção online dos cartões.

Cartão de crédito temporário ou virtual

Ao contrário dos cartões físicos, o cartão de credito temporário ou virtual serve apenas para compras realizadas na internet, ele é limitado a número de compras, valores e estabelecimento.

Seu prazo de validade também é diferenciado, alguns duram apenas 48 para que sejam feitas as transações online. Após esse período, o cartão virtual se torna invalido e é necessário solicitar um novo junto ao banco escolhido.

Mas por que ele funciona dessa forma?

A ideia de utilizar cartões virtuais foi uma forma encontrada pelos bancos de proteger seus usuários e permitir que as compras feitas pela internet se tornassem mais seguras evitando a clonagem de cartões, pratica comum entre os bandidos.

Ao utilizar o cartão virtual seus dados estão mais protegidos impedindo os cibercrimonosos de ter acesso a eles e possivelmente virem a fazer compras em seu nome utilizando esses dados.

Para adquirir um cartão virtual é preciso ter um cartão de credito físico em algum banco que ofereça este serviço, em geral ele não possui custo adicional e é emitido através do aplicativo ou pelo Internet banking.

Ou seja, ao utilizar seu cartão virtual você paga apenas o custo das compras efetuadas e o limite é igual ao do seu cartão físico, e as faturas das transações realizadas com esse cartão vão juntamente para a sua fatura do cartão convencional.

Cartão mais seguro

Esse cartão é totalmente seguro, o número do cartão solicitado virtualmente e o código de segurança muda a cada operação realizada com ele.

Um dos bancos oferecem esse serviço é o Nubank, dono dos famosos “cartões roxinhos”, todas as pessoas que já possuem o cartão físico da empresa podem solicitar esse serviço virtual através do aplicativo. Após a solicitação o desbloqueio do cartão virtual é liberado e ele passa a funcionar como um segundo cartão de credito atrelado ao seu físico.

Outra importante vantagem do cartão virtual é que você pode utilizá-lo para compras antes mesmo do seu cartão físico chegar no seu endereço e em caso de perda do cartão físico ele também pode ser utilizado normalmente, mas ainda é preciso avisar e pedir o cancelamento em caso de perda ou roubo.

Desvantagem

Para utilizar os cartões temporários é preciso ter um smartphone com sistema operacional Android atualizado para poder baixar o aplicativo do seu banco e realizar as solicitações e transações, alguns bancos oferecem a opção via web (internet banking).

Usar um cartão temporário é totalmente seguro, prático e simples, em caso de dúvidas, consulte o aplicativo do seu banco, geralmente as instruções são claras e autoexplicativas, se ainda persistirem as dúvidas busque outro canal de comunicação com o seu banco, como o chat ou telefone SAC.

Com ele suas compras ficarão mais seguras assim como seus dados. Aposte nos cartões virtuais e boas compras seguras!

O que é, e como usar um cartão de crédito temporário
5 (100%) 1 vote

Comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.